sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Microrganismos Deteriorantes



A ação desse tipo de microrganismo é facilmente visualizada através de mudança de cor, odor e sabor dos alimentos e alterações na textura e aspecto como a presença de áreas mofadas. Tais ações são consequência da proliferação dos microrganismos que utilizam o alimento como fonte de energia. As alterações podem ocorrer nos carboidratos, proteínas ou lipídeos que compõem os alimentos.
   

Limo superficial   

São representantes potenciais da classe deteriorantes as bactérias, bolores e leveduras.


Dentre as bactérias podemos citar o Lactobacillus sake que crescem em temperatura de refrigeração, onde no leite ocorre alteração da viscosidade e na carne levam à formação do limo superficial.
Dentre os bolores podemos citar o Botrytis cinérea, este confere    um    padrão   conhecido    como    “Podridão cinza” 
Podridão cinza
facilmente encontrada em morangos quando contaminados.
Dentre as leveduras podemos citar o Saccharomyces cerevisiae que além de agir como um microrganismo útil na produção de pães, cerveja e vinho, é frequentemente envolvido em alterações indesejáveis em muitos alimentos e produtos fermentados.



FONTES:
Pão com bolor
A Microbiologia dos Alimentos e a Importância dos Microrganismos Úteis, Deteriorantes e Patogênicos. Disponível em: http://conteudo.anhembi.br/ead/conteudo/tec_gastronomia/Microbiologia_e_Higiene_Alimentar/unidade_1/1.pdf  Acesso em: 18/09/2015 

Deterioração dos alimentos. Disponível em: http://icb.ufmg.info/mic/diaadia/wp-content/uploads/2012/05/Deteriora%C3%A7%C3%A3o-de-alimentos.pdf  Acesso em: 18/09/2015
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário