quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Microrganismos Benéficos

Quem poderia imaginar que microrganismos representados por fungos, bactérias, vírus, algas e protozoários, poderiam ser benéficos na alimentação dos seres humanos?  
Microrganismos Benéficos
É reconhecido cientificamente que a ingestão de alimentos que possuem microrganismos vivos os probióticos, favorecem a digestão e fortalecem a imunidade. Além da microbiota intestinal (bactérias mutualísticas) que é de extrema importância para o bom funcionamento do sistema digestório, alguns microrganismos são usados em indústrias para a produção de produtos químicos, como butanol, etanol e ácido cítrico, suplementos alimentares e enzimas. São também usados no processo de fermentação, sendo úteis na produção de pães, cervejas, vinhos, queijos, iogurtes e vinagres. 
A fermentação por microrganismos é aplicada não só pela indústria alimentícia, mas pela indústria farmacêutica para obtenção de medicamentos que não são facilmente produzidos por síntese química e necessitam de processos biológicos.

Outra utilidade desses minúsculos seres foi no combate a doenças onde o médico escocês Alexander Fleming  descobriu a penicilina, produzida pelo fungo Penicillium notatum.

Na indústria alimentícia podemos destacar algumas espécies e seus respectivos produtos:
Aspergillus oryzae - molho de soja. Estes dão um forte aroma e uma cor castanha-avermelhada escura. 
Rhizopus oligosporus – tempeh. Servido como a maior fonte de proteínas e nutrimentos essenciais em países como a Indonésia.
Corynebacterium glutamicum e a Brevibacterium flavum - ácido glutâmico e lisina.
Aspergillus niger - ácido cítrico. Usado em refrigerantes, produtos de confeitaria e na medicina.
Xanthomonas xantinas; Leuconostoc – dextrinas. Produzem gomas utilizadas como aditivos alimentares. 

Referências:

1. Onde menos esperamos: Microrganismos benéficos na nossa dieta Disponível em: http://www.eufic.org/article/pt/nutricao/alimentos-funcionais/artid/microrganismos-beneficos-dieta/ Acesso em: 17 set 2015

2. Quando os microrganismos salvam vidas. 

Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/2011/286/quando-os-microrganismos-salvam-vidas Acesso em: 17 set 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário