quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Cuidado! O sódio é um vilão que se esconde nas letrinhas pequenas dos rótulos.

A  alimentação  da  população  atual  vem  sofrendo importante declínio de qualidade principalmente devido  aos  produtos industrializados  e  ao estilo  de vida  da  maioria  das  pessoas.  É perceptível o aumento  significativo  de doenças  crônicas como  hipertensão e diabetes  entre pessoas  de   todas as idades, enquanto há alguns anos a incidência de tais problemas era maior em idosos. 

A maior preocupação dos órgãos de saúde é a alimentação infantil, pois nessa fase está atrelado ao desenvolvimento corporal e psicológico a qualidade de vida e estado de saúde e nutricional das crianças. É possível encontrar na maioria dos produtos destinados ao público infantil informações nutricionais com altas concentrações de sódio e açúcar, os principais vilões da atualidade estão presentes nos produtos industrializados preferidos das crianças.
    
Dentre alguns produtos que caíram no gosto dos pequenos, está o macarrão instantâneo, que além de apresentar sabor agradável para eles, a indústria impõe através da mídia, formas divertidas de comer. Para os pais que atualmente andam super atarefados é uma boa escolha visto a praticidade de preparo, e na concepção de muitos pais por não ser um doce, é saudável. O engano está ai! A quantidade de sódio que esse tipo de produto traz chama a atenção para o risco de desenvolvimento a longo prazo de hipertensão e dessa forma diminuição da qualidade de vida dessas crianças. 
 A tabela abaixo é do produto Cup Noodles da  Nissin ® Fonte: https://www.nissin.com.br/produtos/cup-noodles/noodles-costela-com-churrasco/

A quantidade de sódio supera todos os demais componentes nutricionais do produto. Nessa porção de  64g a porcentagem de sal é de 45% baseados em dieta de 2000kcal. Segundo a OMS a ingestão diária de sal  deve ser inferior a 5 gramas, mas não é o que acontece com grande parte dos indivíduos.

A atenção a essas informações devem ser constantes no dia a dia das famílias, na hora de escolher os produtos a levar para casa, analisar criticamente essas informações, pois a saúde, o bom estado nutricional depende em grande parte do que você escolhe para se alimentar.

Referências:
1. Sarno F et al. Consumo de sódio pela população brasileira.Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de orçamentos familiares 2002-2003: aquisição alimentar domiciliar per capita. Rio de Janeiro; 2004. 
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rsp/v47n3/0034-8910-rsp-47-03-0571.pdf  Acesso em: 17 Set 2015
2. Sociedade Brasileira de Hipertensão. OMS divulga novas orientações para consumo diário de sal e potássio.
Disponível em:  http://www.sbh.org.br/geral/noticias.asp?id=413 Acesso em: 17 Set 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário