segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Nutrição Esportiva - Conexão 2015

   
 Nutrição Esportiva
Nutrição Esportiva

Colaborador: Sterffson Jota
     
    Com o ritmo acelerado da rotina que as pessoas enfrentam atualmente é cada vez maior a preocupação com a qualidade de vida e cada vez mais evidenciado a importância de manter uma alimentação saudável aliada à prática de exercícios físicos. 
   A nutrição esportiva possibilita ao indivíduo que mantem atividades físicas regulares adquirir benefícios como aumento de massa muscular, fortalecimento do tecido muscular, redução do tecido adiposo, satisfação das necessidades nutricionais de cada pessoa de acordo com o gasto energético que ela apresenta, aumento da atividade do sistema antioxidante e imunológico, dentre diversos outros benefícios.

Colaborador: Ana Micheline

       Para maior performance são adotadas diversos tipos de dietas de pré e pós treino, elas devem apresentar alimentos que forneçam energia para que as atividades sejam realizadas com sucesso e sem nenhuma lesão causada por fadiga ou indisposição. No pré-treino devem ser consumidos alimentos de fácil digestão: frutas (banana, papaya, melão, pêra sem casca, caqui), carboidratos (pão branco ou o integral, batata, cereal) e proteínas (iogurte, queijo branco, carnes magras ou peito de peru). No pós-treino  é importante ter um consumo de proteína e de carboidrato logo na primeira hora pós-exercício. As proteínas são obtidas principalmente através de carnes magras, já os carboidratos de alimentos de alto índice glicêmico como a batata, pão, arroz e macarrão.

Colaborador: Ana Brígida

   Dentre diversas restrições para as pessoas que desejam ganhar massa muscular ou perder gordura, o álcool é um dos principais inimigos. Além de dificultar a absorção de nutrientes pelo organismo, o álcool reduz níveis de testosterona e causa deficiência de algumas vitaminas como a B1, B2, B6, B12 e C


Fontes:
Conexão Fametro 2015. Trabalhos Científicos. Palestra - Nutrição esportiva. 

BERTOLUCCI, P. Nutrição esportiva. Disponível em: http://www.patriciabertolucci.com.br/sobrenutricaoIndice.aspx?sobre=1. Acesso em 02/11/15


Um comentário: