quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA): Uma Análise Crítica

Análise Crítica do artigo:
        Doenças transmitidas por alimentos, principais  agentes etiológicos e aspectos gerais: Uma revisão.
De Oliveira ABA et al

Colaborador: Sterffson Jota

       Dentre as três classes de microrganismos que existem, os patogênicos são altamente prejudiciais à saúde do homem pois ao se alojarem em um alimento iniciam um processo de crescimento microbiano tornando-o potencialmente perigoso para ser consumido. A capacidade de causar doenças ao indivíduo que ingere alimentos contaminados torna-se cada vez maior ao passo que esse alimento é manipulado excessivamente. As DTAs contabilizam aproximadamente 250 tipos e podem ser identificadas quando uma ou mais pessoas apresentam quadros sintomáticos semelhantes.

Colaboradora: Ana Brígida

      Em relação aos fatores que causam a contaminação dos alimentos, o mais citado é o contado da mão do manipulador, o hábito de lavar as mão frequentemente possibilitaria a redução dos casos de contaminação. Já os fatores de proliferação microbiana se deve consideravelmente ao tempo em que o alimento permanece exposto à temperatura ambiente, assim como o tempo e a temperatura de cozimento dos alimentos que na maioria das vezes são insuficientes para erradicação, permitindo a sobrevivência dos microrganismos.

Colaboradora: Ana Micheline
     
        De acordo com os estudos analisados, o problema de sub notificação inviabiliza a contagem real para estatística dos casos de DTAs em todo o mundo. Geralmente só são notificados os surtos em que a população atingida soma muitas pessoas e os sintomas se estendem por diversos dias. Os microrganismos de maior enfoque nos casos de DTAs são: Salmonella, S. aureus, B. cereus e E. coli. Enquanto  L. monocytogenes foi relatado como o causador de óbtidos relacionados com doenças transmitidas por alimentos ocorridas nos EUA.

Fonte: 
Oliveira ABA et al. Doenças transmitidas por alimentos, principais agentes etiológicos e aspectos gerais: Uma revisão. DTA, agentes etiológicos e aspectos gerais. Rev HCPA 2010;30(3). Disponível em: http://www.researchgate.net/profile/Marisa_Cardoso/publication/279477116_Doenas_Transmitidas_por_Alimentos_Principais_Agentes_Etiolgicos_Alimentos_Envolvidos_e_Fatores_Predisponentes/links/55e724ea08ae3e121842047b.pdf   Acesso em: 19.11.2015



Um comentário: