domingo, 22 de novembro de 2015

Carnes PSE e DFD - Como Identificar?

 Colaboradora: Ana Brígida

Carnes PSE (Pale, Soft e Exudative),  significa Pálida, Macia e Exsudativa. Esse tipo de carne apresenta variações em suas colorações e alterações de suas propriedades funcionais, sendo um dos maiores problemas enfrentados pela indústria processadora, com consequentes perdas econômicas, visto que a alteração é a nível macroscópico, o consumidor consegue ver e o ato de rejeição do produto se dá de forma natural.

 Colaboradora: Ana Micheline

     As carnes PSE representam o principal problema de qualidade na indústria de carne suína, devido às suas características como baixa capacidade de retenção de água, textura flácida e cor pálida que levam às elevadas perdas de água durante o processamento. É indesejável tanto para os consumidores como para a indústria de processamento e a principal causa do desenvolvimento da condição carne PSE é uma decomposição acelerada do glicogênio após o abate acarretando um processo de desnaturação protéica comprometendo as propriedades funcionais da carne. 

Colaborador: Sterffson Jota

    Carnes DFD (Dark, Firm and Dry), significa Escura, Firme e Seca. Esse tipo de carne apresenta pH inferior a 6,2 portanto reduz a vida útil da carne pelo provável desenvolvimento de microrganismos. O processo DFD ocorre quando os suínos têm suas reservas de glicogênio muscular reduzidas algum tempo antes da sangria, a carne acidifica pouco e 24 horas após o abate, o valor do pH após o resfriamento é praticamente igual ao pH inicial. Essa característica vem sendo associada ao manejo pré-abate, após o transporte dos animais por longas distâncias e principalmente após longos períodos de descanso pré-abate.

Referências: 

FARIA; F. F.; Estudo Da Carne Dfd (Dark, Firm And Dry) Em Suínos. Andradina, out. 2008. Disponível em: http://qualittas.com.br/uploads/documentos/Estudo%20da%20Carne%20-%20Rafael%20Freitas%20Faria.PDF. Acesso em: 21 Nov 2015

MAGANHINI; M. B. et al.Carnes PSE (Pale, Soft, Exudative) e DFD (Dark, Firm, Dry) em lombo suíno numa linha de abate industrial. Ciênc. Tecnol. Aliment., Campinas, 27(supl.): 69-72, ago. 2007 69. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v27s1/a12v27s1.pdf Acesso em 22 Nov 2015

Um comentário: